quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
CALENDÁRIO DE MATRÍCULA 2010
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Cronograma das Atividades do Final do ano Letivo de 2009
Lei Maria da Penha
Como você sabe, a Lei Maria da Penha é reconhecida pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores existentes no mundo para diminuir a violência contra a mulher. Desde sua implantação, ocorrida em 2006, quase 2 mil agressores já foram presos, e mais de 20 mil mulheres foram contempladas com medidas protetivas. Tramita no Senado, entretanto, um projeto de lei que modifica o Código de Processo Penal, classificando os crimes de violência doméstica e familiar como de “menor potencial”. Ou seja, as penas contra agressores poderão ser pagas com cestas-básicas, quantias em dinheiro ou outras penas pecuniárias. Na prática, isso significa que o combate à violência de gênero perderá uma de suas mais importantes ferramentas: o rigor da Lei Maria da Penha.
Para discutir esse assunto, a vereadora sorocabana Neusa Maldonado propôs a realização de uma audiência pública no dia 08 de dezembro, na Câmara Municipal, a partir das 19:30 horas. Além dela, vão compor a mesa principal a secretária da Cidadania, Mazé Lima, a ex-deputada federal e professora Iara Bernardi, a deputada Estadual Maria Lúcia Amary, a delegada da mulher Jaqueline Barcellos Coutinho e a ex-deputada estadual Rosemary Corrêa, Presidente do Conselho da Condição Feminina.
Diante da importância do assunto, eu convido você a comparecer à audiência para debatermos a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha. Entidades como "Lua Nova", "Nós Mulheres", "CRAS", Projeto Mulheres em Foco e "Momunes, que trabalham para a dignificação da mulher na sociedade, farão uma exposição de seus trabalhos no pórtico de entrada da Câmara Municipal.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Matrícula 2010
Acertou a escolha!
Em 2010, a Secretaria de Estado de Educação garante vagas a todos(as) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. A Pré-Matrícula, primeira fase do Processo, inicia dia 30/11/2009 e destina-se, somente, aos novos estudantes portadores de deficiência, e vai até 13/12/2009. A segunda fase, também de Pré-Matrícula, destina-se aos demais novos estudantes, no período de 14/12/2009 a 26/01/2010.
Não perca tempo! Garanta já a sua vaga!
Clique no “Iniciar Pré-Matrícula” e navegue nas orientações.
Atenção! Não deixe de confirmar sua matrícula na Escola em que você optou na Pré-Matrícula, no dia definido, portando a documentação necessária.
A gente espera você!
Um abraço fraterno!
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
20 de Novembro dia da Consciência Negra
QUANDO TUDO ACONTECEU...
ZUMBI DOS PALMARES
Libertador de escravos: 1655 - 1695
- 1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão.
- 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro.
- 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares.
- 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro.
- 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares
- 1662: Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será batizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim.
- 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares.
- 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar.
- 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos.
- 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.
- 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir.
- 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.
Sempre negro,
filho do preconceito, sim!
Mas exijo respeito enfim.
Quero dignidade,
que meus filhos se orgulhem de mim.
Nas lembranças,
misturam-se dor e esperança,
fé na crença
sem grilhões e correntes,
e o povo negro que dança.
Liberdade pro negro enfim;
Poesia; Palmares... Zumbi.
O negro sonhou.
O negro lutou.
Liberdade... Liberdade.
Mas que homem é este?
Que diz que o negro é tão diferente.
Que diz, este negro não pode ser gente.
Por que minha cor, te ofende assim?
Sou negro sim!
Tenho orgulho sim!
Sou o grito forte de liberdade,
sou Palmares.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
PARA LER E REFLETIR
O idoso e a sociedade
É determinado por lei que todo idoso tem direito à cidadania, à dignidade e à educação, porém esses direitos, geralmente, são negados aos mesmos.
Nosso estilo de vida é extremamente capitalista visando sempre o lucro e deixando para trás aquilo que aparentemente é improdutivo, no caso o idoso. A discriminação familiar com a desculpa da intitulada “falta de tempo” deixa o idoso a mercê de maus tratos contrariando a lei e negando-lhes os direitos.
Com isso perde a oportunidade de aprender com a experiência dos mesmos e perde também a oportunidade de melhorar a autoestima do idoso, visto que ele sente-se útil a o ver que ainda pode contribuir ensinando os mais jovens, proporcionando-lhes assim uma qualidade de vida melhor, não só para os idosos, mas também para toda a família.
As crianças, jovens e adultos devem assumir um compromisso com o idoso permitindo que o mesmo tenha seus direitos sempre garantidos lembrando que dignidade, cidadania e educação começam em casa.
(Daniel júnior.302
Para os Professores
PLATAFORMA FREIRE !
TODO PROFESSOR DEVE FAZER SEU CADASTRO !
Desde o dia 05/011/2009 a Plataforma Paulo Freire está disponível para cadastro dos educadores em geral que desejam participar do Programa de Capacitação do Proinfo Integrado, distribuídas em 186.000 vagas em cursos de formação - graduação e aperfeiçoamento) para todo o Brasil.
Segundo orientações do MEC, a partir de agora, os professores que não estiverem cadastrados na Plataforma não poderão ser contemplados com os programas oferecidos pelo MEC, tanto Proinfo Integrado quanto graduação e aperfeiçoamento.
Para fazer o seu cadastro agora, clique aqui, e aproveite para conhecer a oferta de cursos disponiveis para o Estado do Pará.
Extraído de http://ntebelem2pa.blogspot.com
Importância do Trabalho Coletivo
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Nossa Escola de Parabéns
http://noticiavirtual.com.br/site/site/index.php?p=galeria_ver&id=137
sábado, 21 de novembro de 2009
Para Refletir
*Martin Luther King, Jr foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho"
Obs: Leia e Pesquise sobre a importância de Martin Luther King para a história de luta pela PAZ.
Carmem Bezerra-Socióloga
*Prestação de conta do fundo rotativo;
*Prestação de conta dos jogos internos;
*Simulado para os alunos;
*Confraternização dos servidores;
*Avaliações finais;
*Pré-lotação 2010;
*Escolha do nome da rádio escolar.
A direção agradece a todos que compareceram.
PARA LER E REFLETIR
Adital - Chegamos a um tal acúmulo de crises que, conjugadas, podem pôr fim a este tipo de mundo que nos últimos séculos o Ocidente impôs a todo o globo. Trata-se de uma crise de civilização e de paradigma de relação com o conjunto dos ecossistemas que compõem o planeta Terra, relação de conquista e de dominação. Não temos tempo para acobertamentos, meias-verdades ou simplesmente negação daquilo que está à vista de todos. O fato é que assim como está, a humanidade não pode continuar. Caso contrário, vai ao encontro de um colapso coletivo da espécie. É tempo de balanço face à catástrofe previsível.
Inspira-nos uma escola de historiadores bíblicos que vem sob o nome de escola deuteronomista, derivada do livro do Deuteronômio que narra a tomada de Israel e a entronização de chefes tribais (juízes). A escola refletiu sobre 500 anos da história de Israel, a idade do Brasil, fazendo uma espécie de balanço das várias catástrofes políticas havidas, especialmente, a do exílio babilônico. Segue um esquema, diria, quase mecânico: o povo rompe a aliança; Deus castiga; o povo aprende a lição e reencontra o rumo certo; Deus abençoa e faz surgir governantes sábios.
Usando um discurso secular, apliquemos, analogamente, o mesmo esquema à presente situação: a humanidade rompeu a aliança de harmonia com a natureza; esta a castigou com secas, inundações, tufões e mudanças climáticas; a humanidade tirou as lições destes cataclismos e definiu um outro rumo para o futuro; a natureza resgatada favorece o surgimento de governos que mantém a aliança originária de harmonia natureza-humanidade.
Ocorre que apenas uma parte deste esquema está sendo vivida: estamos tirando algumas lições dos transtornos globais. Muitos se dão conta de que temos que mudar os fundamentos da convivência humana e com a Terra, organismo vivo doente e incapaz de se auto-regular. Essa mudança deve possuir uma função terapêutica: salvar a Terra e a Humanidade que se condicionam mutuamente. Outros, no entanto, querem continuar pela mesma rota que os conduziu ao desastre atual. O fato é que precisamos escutar aqueles que com consciência da situação nos estão oferecendo as melhores propostas. Eles não se encontram nos centros do poder decisório do Império. Estão na periferia, no universo dos pobres, aqueles que para sobreviver têm que sonhar, sonhos de vida e de esperança.
Uma destas vozes é de um indígena, o Presidente da Bolívia, Evo Morales. Ele escreveu, agora em novembro, uma carta aberta à Convenção da ONU sobre mudanças climáticas na Polônia. Escutando o chamado da Pacha Mama conclama:
"Necessitamos de uma Organização Mundial do Meio Ambiente e da Mudança Climática, a qual se subordinem as organizações comerciais e financeiras multilaterais, para promover um modelo distinto de desenvolvimento, amigável com a natureza e que resolva os graves problemas da pobreza. Esta organização tem que contar com mecanismos efetivos de implantação de programas, verificação e sanção para garantir o cumprimento dos acordos presentes e futuros… A humanidade é capaz de salvar o planeta se recuperar os princípios da solidariedade, da complementaridade e da harmonia com a natureza, em contraposição ao império da competição, do lucro e do consumismo dos recursos naturais".
Evo Morales é indígena de um país pobre. Temo que ele conheça o destino da triste história narrada pelo livro do Eclesiastes: "Um rei poderoso marchou sobre uma pequena cidade; cercou-a e levantou contra ela grandes obras de assédio. Havia na cidade um homem pobre, porém sábio que poderia ter salvo a cidade. Mas ninguém se lembrou daquele homem pobre porque a sabedoria do pobre é desprezada"(9,14-15). Que isso não se repita de novo.
Leonardo Boff *
TeólogoAo publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - BrasilPara receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br
Fonte: www.adital.com.br
29.12.2008 - MUNDO
[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Recado Aos Alunos
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Jogos Internos
Visita da Secretária de Educação
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
28 de Outubro dia do Funcionário Público
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
No período de 19 a 22 de Outubro do ano corrente, no Hangar Centro de Convenções , nossa Escola esteve representada pelo discente Maylson Alexandre Viana e os docentes Ilda Fernandes de Oliveira e Celso Miranda na Feira de Ciências do Estado do Pará - FEICIPA, com o trabalho científico "A Bioacústica Das Aves Urbanas". Isso demonstra um grande empenho desta Unidade escolar de educação com a formação científica de seus educandos. Este trabalho vem sendo desenvolvido desde o ano de 2004, quando nossa Escola conquistou o 2º lugar estadual no Prêmio José Márcio Ayres para jovens cientístas, promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeld e Conservação Internacional.quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Para Refletir
Andar com fé
é saber que cada dia é um recomeço,
é ter certeza que os milagres acontecem
e que os sonhos podem se realizar.
Andar com fé
é saber que temos asas invisíveis,
é fazer pedidos a estrelas cadentes
e abrir as mãos para o céu.
Andar com fé é olhar sem temor
as portas do desconhecido,
ter a inocência dos olhos da criança,
a lealdade do cão,
a beleza da mão estendida
para dar e receber.
Andar com fé
é usar a força e a coragem
que habitam dentro de nós
quando tudo parece acabado.
Andar com fé
é saber que temos tudo a nosso favor,
é compartilhar as bênçãos multiplicadas,
é saber que sempre seremos surpreendidos
com presentes do Universo,
é a certeza de que o melhor sempre acontece
e que tudo aquilo que almejamos
está totalmente ao nosso alcance.
Basta só Andar com Fé !
Silvia Schmidt
Desejamos a todos muita PAZ e muita LUZ!!!
Postado por: Carmem Bezerra
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Parabéns professores
Dai-me o dom de aprender.
Autor: Antonio Pedro Schlindwein
domingo, 11 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
ATENÇÃO SERVIDORES DO TRACCA!
CONVITE PARA OS SERVIDORES
Você não pode faltar!
A) Direção.
ACONTECEU NA ESCOLA
Vejam as tão esperadas fotos da I Feira Vocacional que aconteceu no dia 05 de setembro.
Foi um SUCESSO!
Parabéns aos professores e alunos que participaram do evento.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
terça-feira, 6 de outubro de 2009
NOSSO PLANETA, NOSSA AMAZÔNIA...É QUEM SOMOS NÓS?
Quando uma chuva acontece.
Vem com uma força indescritível...
uma mensagem de mudança e transformação no ar...
um sentimento de limpeza geral.
O que você vê?
Ou ainda...
quando dias depois de uma chuva
de um tipo qualquer...
saí da terra um broto...
uma nova forma de vida vegetal;
Você pensa e imagina o esforço, a força...
o sacrifício que aquela sementinha passou
para ejetar de dentro de si...
O Projeto de uma nova árvore.
O início de uma nova floresta.
O que você vê?
Um aspecto da imensa e irrefutável
Energia cósmica universal.
O que você vê?
Vejo hoje um mundo em ruínas. Eu mesma respondo por minhas falhas diante da natureza. Falo de meus erros de visão, de uso, de aproveitamento.
Nós achávamos que nada destruiria a Floresta Amazônica. Nada seria capaz de secar o rio Amazonas, o Negro e o Solimões. Que ninguém iria poluir o AR de tal maneira que deixasse crianças doentes e intoxicassem aves e insetos. Pensávamos em nossa vã ilusão que todo lixo que jogássemos fora iria se decompor e sumir. Acreditávamos que os alimentos eram sagrados e que ninguém teria a idéia de contaminá-los. Que as frutas,as verduras, e até os animais eram e seriam sempre criação divina. E olhem os clones...os alimentos criados em tubos de ensaio.
Acreditávamos que envelheceríamos, mas o PLANETA ficaria aí intocável. Acreditávamos que os os homens não seriam capazes de ver o fim do planeta. E ele nos mostra hoje seu estado de destruição, rios entupidos de produtos químicos, nuvens de ácidos, terra contaminada de metais pesados, queimadas e desordens de toda ordem.
Agora penso,o que fazemos, o que queremos...quem somos nós?
Que tipo de ser detona sua casa vivendo dentro dela? como pode uma família jogar lixo na água que toma banho e faz comida? como pode por veneno nas suas hortas, no leite que dá para os seus filhos e irmãos?
Agora quero saber o que é ser racional. Pois, acho que não entendi a palavra. Os seres irracionais são inferiores e por isso devem ser dominados, eliminados pelos racionais, os animais estão no mesmo planeta que nós. O que nos faz crer que somos superiores a eles?
Um ser pensante, em eterno movimento. Estar no mundo, ser consciente. ESTAMOS AGINDO ASSIM?
Lindalva Almeida Monteiro.
(Artigo produzido a partir da obra de Martha Batista-SEMENTE-).
Atividade de Educação Fisica
- Turma : "5ª1ª TARDE"
- Filme : "Uma noite no Museu"
- Local: "Auditório da Escola Traccaiolli"
- Data: 10/08/2009
CIRIO 2009 BELEM/PARA/BRASIL
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Para Refletir
Profª Carmem
CONCURSOS DE LOGOMARCAS
Obs.: procure o professor Joel (Artes) ou a direção para entregar a sua produção.
Concurso da Logomarca e dos XXXI Jogos Internos
Participe também do concurso par a escolha da logomarca dos XXXI Jogos Internos da escola Traccaiolli.
Você pode ser o vencedor e levar um MP3 player como prêmio!
Como concorrer? É simples! Procure o professor Joel ou a direção da escola para entregar o seu desenho.
Agora, prestem atenção alunos!!! A sua sugestão para a logomarca deve ser baseada no seguinte tema: " O planeta é nosso: cuide bem dessa bola ".
O período de entrega para o desenho é de 13 a 20 de outubro de 2009.
Boa sorte a todos!!!
domingo, 4 de outubro de 2009
VÍDEO-CLIP DA SEMANA
Para quem gosta de curtir uma boa música.
FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=4Jvhi0cfnGk
sábado, 19 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
APRENDER...É TER CORAGEM.
As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança.
(Octávio Paz).
MEDO DO MEDO
Medos são valas de terra, onde nos escondemos da realidade
Medos são pratos servidos com sabor de fel e de cor fria
Medos são trêmulos momentos de dor aliados à visão
Medos são feras de garras afiadas que buscam comida e morrem pela fome
Medos são faces de todos e corpo de ninguém
Medo é o calor gélido é o frio aquecido, é o avesso e inverso
Medo é conhecer o desconhecido, é unir e desalinhar
Medo é não viver o que nunca foi vivido
Medo é ter medo e nada mais
Medo é beijar o vento e não sentir a brisa
Medo é sentir o fio da navalha e não ter sangue para derramar
Medo é o vazio de um todo, um todo de um nada
Medo não é falta de coragem, é a coragem que nunca existiu
Medo e estar sozinho e não ter nada que possa acompanhar, nem a você mesmo
Medo é sofrer por algo que não sabe o que é
Medo é saber o que não sofrer por nada
Medo não é nada de um todo, é um todo de um nada
Medo é um céu sem estrelas, é a lua sem claridade
Medo é o mar sem vida, é a vida que escoa pelo mar
Medos são flores sem pétalas, pautas sem solfejos
Medos são firmamentos sem céu, são poentes sem sol
Medos são longos dias, sem manhãs sem tardes, mas filhos da noite
Medo é o medo de ter medo, vizinho da solidão
Medo é o final da razão é dizer que é cedo e ter medo.
( A.D.).
Precisamos nos ausentar da mediocridade.
Precisamos não ter medo de ver este medo como um obstáculo no caminho da MUDANÇA...no caminho da APRENDIZAGEM e do verdadeiro VIVER.
Lindalva.
OUTRO CAMINHO...
PROFESSORES x EDUCADORES
Marcas de Batom no espelho do Banheiro...
Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um
trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de
batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou
pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas
aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram. ..
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no
banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e
passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores...
Comunicar é sempre um desafio!
As vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Cores e mais cores...

e cromáticas. A cor está em tudo.domingo, 7 de junho de 2009
sábado, 6 de junho de 2009
A ESCOLA TRACCAIOLLI SAÚDA OS PROFESSORES E ALUNOS AO RETORNO ÀS AULAS E...
- Nossa Sala de Leitura também retornando às atividades;
- Nosso Laboratório de Informática Educativa (LIED) recebendo os últimos retoques;
- Nossa futura rádio escolar;
- Nossa disposição, dedicação e comprometimento;
terça-feira, 19 de maio de 2009
VIDA, SONHOS, ASAS... E VÔOS.
Vida!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
MENSAGEM AOS ALUNOS
Um Convite à Leitura
O mundo se divide entre os que moram no pólo Norte ou no Pólo Sul, no mundo Ocidental ou Oriental, os que são jovens ou velhos, os ateus e os que tem uma crença, etc, mas principalmente entre os que lêem ou não lêem.
As fronteiras que separam a percepção de mundo entre esses dois tipos de pessoas são a perder de vista. Quando consigo "contaminar" meus alunos com o "vírus" da leitura, já estou satisfeita, porque o resto é consequência. Ninguém convence o outro se não estiver convencido. E convencer se dá mais pela paixão do que pela palavra. Ler não como um ato masoquista, mas sim num encontro amoroso com as páginas do livro, seja ele de papel ou eletrônico. Ler , obedecendo mais à emoção do que à lógica. Ler para dar vez à sensibilidade e lapidar os sentimentos embrutecidos. Ler, também para conhecer...
Ler é tudo! Vem você também!
Visite este blog é interessante!!!!
Fonte: http://blogeducativos.teia.bio.br
A Idade de Ser Feliz
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
Mário Quintana
APRENDIZAGEM É VIDA!!!!!!!
As colheres de cabo comprido
Dizem que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.Foram primeiro ao inferno. Ao abrirem a porta, viram uma sala em cujo centro havia uma caldeirão de sopa e a sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher de cabo comprido, que lhes permitia alcançar o caldeirão, mas não a própria boca. O sofrimento era grande. Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta, as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. - Eu não compreendo - disse o homem a Deus - por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?Deus sorriu e respondeu:- Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.

















