terça-feira, 6 de outubro de 2009

CIRIO 2009 BELEM/PARA/BRASIL


O Círio de Nazaré é realizado em Belém do Pará no segundo domingo do mês de outubro; o mesmo já tem mais de dois séculos e com certeza, é a maior procissão católica do Brasil, se não for a do mundo. De acordo com informações a 'Festa da Fé' como é conhecido o Cirio de Nazaré consegue reunir, mais de dois milhões de pessoas em Belém do Pará.

Realizado todo ano no segundo domingo do mês de Outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça do Santuário de Nazaré, onde a imagem fica exposta aos fiéis durante 15 dias. O percurso da procissão é de aproximadamente 3,5 km.


Peregrinação

Os peregrinos do interior paraense já se preparam para  caminhar por dezenas de quilômetros em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Os devotos saem a pé de diversos municípios do Estado em direção à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. Grupos de Castanhal, Benevides, Santa Izabel do Pará, Mosqueiro e Salinópolis chegam a reunir três mil 'andarilhos da fé', como são chamados os romeiros. O maior e mais antigo desses grupos de peregrinos é o de Castanhal, no nordeste do Pará, que há cerca de 40 anos faz a caminhada em preparação ao Círio.
Em média, 600 pessoas saem do município, todos os anos, de onde caminham por cerca de 78 quilômetros até Belém. Durante o percurso, pessoas de outras cidades e distritos se juntam aos caminheiros. A maioria cumpre promessas feitas à padroeira dos paraenses. A 'Caminhada do Zé Bode', que há 30 anos sai de Castanhal, é uma das mais tradicionais no Pará. 'Comecei a cumprir a promessa quando meu filho doente foi desenganado. Pedi a cura dele à Nossa Senhora e Ela atendeu. Depois obtive outras graças, como a casa própria', conta o organizador.
A peregrinação começa na quinta-feira desta semana, com missa celebrada às 6 horas na igreja matriz de Castanhal. A caminhada começa às 8 horas, com chegada prevista à Basílica de Nazaré no mesmo horário do dia seguinte. As 24 horas do percurso exigem uma preparação especial, como conta o professor de educação física José Nazareno Abraçado, um dos coordenadores da peregrinação. 'Orientamos as pessoas a fazerem um check-up e corrigir a alimentação antes da caminhada', ensina.

Postado pelas profªs Camila e Carmem


Nenhum comentário:

Postar um comentário