terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOSSO PLANETA, NOSSA AMAZÔNIA...É QUEM SOMOS NÓS?


NOVO SER


Quando uma chuva acontece.

Vem com uma força indescritível...

uma mensagem de mudança e transformação no ar...

um sentimento de limpeza geral.


O que você vê?

Ou ainda...

quando dias depois de uma chuva

de um tipo qualquer...

saí da terra um broto...

uma nova forma de vida vegetal;

Você pensa e imagina o esforço, a força...

o sacrifício que aquela sementinha passou

para ejetar de dentro de si...

O Projeto de uma nova árvore.
O início de uma nova floresta.


O que você vê?

Um aspecto da imensa e irrefutável

Energia cósmica universal.


O que você vê?


Vejo hoje um mundo em ruínas. Eu mesma respondo por minhas falhas diante da natureza. Falo de meus erros de visão, de uso, de aproveitamento.


Nós achávamos que nada destruiria a Floresta Amazônica. Nada seria capaz de secar o rio Amazonas, o Negro e o Solimões. Que ninguém iria poluir o AR de tal maneira que deixasse crianças doentes e intoxicassem aves e insetos. Pensávamos em nossa vã ilusão que todo lixo que jogássemos fora iria se decompor e sumir. Acreditávamos que os alimentos eram sagrados e que ninguém teria a idéia de contaminá-los. Que as frutas,as verduras, e até os animais eram e seriam sempre criação divina. E olhem os clones...os alimentos criados em tubos de ensaio.


Acreditávamos que envelheceríamos, mas o PLANETA ficaria aí intocável. Acreditávamos que os os homens não seriam capazes de ver o fim do planeta. E ele nos mostra hoje seu estado de destruição, rios entupidos de produtos químicos, nuvens de ácidos, terra contaminada de metais pesados, queimadas e desordens de toda ordem.


Agora penso,o que fazemos, o que queremos...quem somos nós?


Que tipo de ser detona sua casa vivendo dentro dela? como pode uma família jogar lixo na água que toma banho e faz comida? como pode por veneno nas suas hortas, no leite que dá para os seus filhos e irmãos?


Agora quero saber o que é ser racional. Pois, acho que não entendi a palavra. Os seres irracionais são inferiores e por isso devem ser dominados, eliminados pelos racionais, os animais estão no mesmo planeta que nós. O que nos faz crer que somos superiores a eles?


Um ser pensante, em eterno movimento. Estar no mundo, ser consciente. ESTAMOS AGINDO ASSIM?


Lindalva Almeida Monteiro.
(Artigo produzido a partir da obra de Martha Batista-SEMENTE-).

Nenhum comentário:

Postar um comentário