sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudante aproxime seus pais da sua Escola, de sua Vida!


O trabalho de aproximação com os pais começou por causa da indisciplina dos alunos. Depois de algumas reuniões, diretora e professores da Escola Estadual Nhanha do Couto, em Goiânia (GO) perceberam que o problema estava na casa dos estudantes.
Conversando com os pais, viram como a separação da mãe e do pai influenciava negativamente o comportamento dos jovens. Segundo o secretário-geral da escola, Ricardo Fidelis, o que os alunos faziam na escola era reflexo da falta de afetividade em casa. “Nem sempre os pais acompanhavam o dia a dia do aluno e não sabiam o que acontecia na escola”, diz Ricardo.
Para atrair os pais, a escola começou a promover atividades extraclasse entre a comunidade escolar. Há várias ações, entre elas capoeira, reforço escolar, feiras de artesanato, xadrez. Com essas atividades, os pais passaram a frequentar a escola e a conviver mais com os filhos.
E isso tem refletido em sala de aula. No final de 2007, o índice de reprovação em algumas turmas era de 39% e caiu para 12% no ano seguinte. “Nas reuniões sempre falamos que os pais são os principais fiscais da educação. Eles precisam olhar o caderno dos filhos, acompanhar a lição de casa, orientar a criança quando ela precisa”. Com o acompanhamento em casa, os alunos se sentiram motivados e descobriram a importância da escola. Alguns deles se tornaram monitores em sala de aula e na biblioteca. Os pais também se tornaram voluntários.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Nesta terça-feira (16) acontece em Belém o lançamento oficial do III Congresso Nacional de Xadrez Pedagógico no auditório do Prodepa (Processamentos de Dados do Estado do Pará) às 9h. A programação se estende até o dia 19 de agosto de 2011, sexta-feira, e terá a presença do presidente da Academia de Xadrez Pedagógico do Ceará, Professor Demóstenes Dantas, que é idealizador da ferramenta pedagógica. O III CNXP será nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2011 na capital.

PAI...
Não sou forte como gostaria que eu já fosse, por isso ajuda-me sempre que necessário a superar minhas fraquezas.
Não sou corajoso como queres. Ensina-me a vencer meus medos.
Não sou grande como tu, acompanha-me e espera-me.
Não sou virtuoso e afetuoso o suficiente para discernir os fatos do dia a dia, orienta-me e fortalece-me com teu exemplo.
PAPAI EU TE AMO! Muitas Felicidades! Muitos Sucessos!


A origem do dia dos pais é semelhante ao Dia das Mães, já que a idéia inicial das duas datas era de instituir datas que proporcionassem respeito pelos pais, bem como fortalecer os laços familiares. 

Nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dood, criou o Dia dos Pais em 1909. Sonora teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais ao ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era homenageá-lo devido o grande esforço que John tivera para criar os filhos sozinhos, após o falecimento da esposa em 1898 quando dava a luz ao sexto filho. John criou o recém-nascido e seus outros cinco filhos sem ajuda de ninguém. 

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho de 1910. A data tornou-se uma festa nacional, foi oficializada pelo presidente americano Richard Nixon em 1972. 

Nos Estados Unidos, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de Junho. Outros países como: África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Eslováquia, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Malta, Macau, Malásia, México, Peru, Reino Unido, Turquia, Venezuela; também comemoram na mesma data. 

O dia dos pais no Brasil, onde a comemoração é no segundo domingo de Agosto, tem como autor da data o publicitário Sylvio Bherinh, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 16 de agosto de 2011



O estímulo à cultura investigativa, através de mostras e feiras de ciências como a FEBRACE, vem causando grande impacto na educação básica brasileira, estimulando a criatividade e o empreendedorismo em estudantes e professores da rede pública e privada que já têm colhido os bons frutos desse incentivo.
Com o intuito de dar continuidade a esse movimento, a Equipe da FEBRACE gostaria de contar com o apoio de todos os estudantes, professores e parceiros para ajudarem na divulgação da FEBRACE encaminhando o convite aos que possam se interessar.

A Equipe FEBRACE agradece a colaboração.

PARABÉNS!
VOCÊ ESTUDANTE É O FUTURO DA SOCIEDADE!

VIVA DIA 12 DE AGOSTO!


Curso de Capacitação de Docentes do Programa Mais Educação


Em junho, a Coordenação do Programa Mais Educação da Escola Traccaiolli havia anunciado a primeira modalidade de capacitação, que contemplava os docentes que atuam no Programa Mais Educação. Com esta capacitação os profissionais da área estarão aptos a trabalhar dentro de metodologias que favoreçam o desenvolvimento de suas tarefas na forma de projetos educacionais
A diretora Mirian Lima do Nascimento, diz que a valorização e qualificação dos docentes fazem parte da política do Governo do Pará. E estamos satisfeitos por este acontecimento.
A qualificação deve acontecer entre os dias 01 e 19 de agosto de 2011. O local previsto é a sala de informática de nossa unidade escolar. Participe!!

I Torneio de Xadrez - Programa Mais Educação

Olá galera! Participe do I Torneio de Xadrez do Tracca, vai ser legal!!!

Dia 25 de Junho de 2011.