segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Matrícula 2010

A você, novo (a) estudante!
Acertou a escolha!
Em 2010, a Secretaria de Estado de Educação garante vagas a todos(as) que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino. A Pré-Matrícula, primeira fase do Processo, inicia dia 30/11/2009 e destina-se, somente, aos novos estudantes portadores de deficiência, e vai até 13/12/2009. A segunda fase, também de Pré-Matrícula, destina-se aos demais novos estudantes, no período de 14/12/2009 a 26/01/2010.
Não perca tempo! Garanta já a sua vaga!
Clique no “Iniciar Pré-Matrícula” e navegue nas orientações.
Atenção! Não deixe de confirmar sua matrícula na Escola em que você optou na Pré-Matrícula, no dia definido, portando a documentação necessária.
A gente espera você!
Um abraço fraterno!
Secretaria de Estado de Educação

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

20 de Novembro dia da Consciência Negra



QUANDO TUDO ACONTECEU...

ZUMBI DOS PALMARES

Libertador de escravos: 1655 - 1695



- 1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão.

- 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro.

- 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares.

- 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro.

- 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares

- 1662: Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será batizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim.

- 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares.

- 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar.

- 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos.

- 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.

- 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir.

- 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.



Sempre negro,
filho do preconceito, sim!
Mas exijo respeito enfim.
Quero dignidade,
que meus filhos se orgulhem de mim.
Nas lembranças,
misturam-se dor e esperança,
fé na crença
sem grilhões e correntes,
e o povo negro que dança.
Liberdade pro negro enfim;
Poesia; Palmares... Zumbi.
O negro sonhou.
O negro lutou.
Liberdade... Liberdade.
Mas que homem é este?
Que diz que o negro é tão diferente.
Que diz, este negro não pode ser gente.
Por que minha cor, te ofende assim?
Sou negro sim!
Tenho orgulho sim!
Sou o grito forte de liberdade,
sou Palmares.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PARA LER E REFLETIR

terça-feira, 24 de novembro de 2009
O idoso e a sociedade

É determinado por lei que todo idoso tem direito à cidadania, à dignidade e à educação, porém esses direitos, geralmente, são negados aos mesmos.

Nosso estilo de vida é extremamente capitalista visando sempre o lucro e deixando para trás aquilo que aparentemente é improdutivo, no caso o idoso. A discriminação familiar com a desculpa da intitulada “falta de tempo” deixa o idoso a mercê de maus tratos contrariando a lei e negando-lhes os direitos.

Com isso perde a oportunidade de aprender com a experiência dos mesmos e perde também a oportunidade de melhorar a autoestima do idoso, visto que ele sente-se útil a o ver que ainda pode contribuir ensinando os mais jovens, proporcionando-lhes assim uma qualidade de vida melhor, não só para os idosos, mas também para toda a família.

As crianças, jovens e adultos devem assumir um compromisso com o idoso permitindo que o mesmo tenha seus direitos sempre garantidos lembrando que dignidade, cidadania e educação começam em casa.

(Daniel júnior.302

Para os Professores

quinta-feira, 19 de novembro de 2009
PLATAFORMA FREIRE !

TODO PROFESSOR DEVE FAZER SEU CADASTRO !

Desde o dia 05/011/2009 a Plataforma Paulo Freire está disponível para cadastro dos educadores em geral que desejam participar do Programa de Capacitação do Proinfo Integrado, distribuídas em 186.000 vagas em cursos de formação - graduação e aperfeiçoamento) para todo o Brasil.
Segundo orientações do MEC, a partir de agora, os professores que não estiverem cadastrados na Plataforma não poderão ser contemplados com os programas oferecidos pelo MEC, tanto Proinfo Integrado quanto graduação e aperfeiçoamento.
Para fazer o seu cadastro agora, clique aqui, e aproveite para conhecer a oferta de cursos disponiveis para o Estado do Pará.
Extraído de http://ntebelem2pa.blogspot.com

Importância do Trabalho Coletivo

"trabalho coletivo na escola deve estar voltado para a construção de um perfil de cidadão” (Fusari), que obviamente não é neutro, mas vinculado a concepções de Educação e de Sociedade. Para tanto, é fundamental (e um grande desafio!) que nós professores nos percebamos, além dos muros da escola, como seres individuais, sim, mas integrados a uma coletividade com características sociais, políticas, econômicas e históricas comuns, capazes de enxergar a realidade, discutir, produzir, exigir e propor soluções para problemas reais da coletividade que compõe a escola e conseqüentemente, atender a individualidade"

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nossa Escola de Parabéns



Após sete dias de intensa programação pela Semana da Consciência Negra 2009, a Associação de Consciência Negra Quilombo (Asconq), realizou no último sábado (21) o concurso que elegeu a beleza negra juvenil de Castanhal.
 Seis candidatas, representando escolas estaduais de Castanhal, disputaram o título. Foram elas: Érica Tamires (Laureno Melo), Rejane Gomes Alves (Instituto Federal do Pará – antiga Escola Agrotécnica), Mariana Belém (Padre Salvador Tracaiolli), Maria Natalina dos Santos (Elcione Barbalho), Vanessa Paixão (Maria Deuzarina) e Joyce Conceição (Clotilde Pereira).
Destacamos que a vencedora do concurso Beleza Negra 2009, foi a aluna MARIANA BELÉM da 8ª 1ª do Turno da tarde.Mais informações acesse:
http://noticiavirtual.com.br/site/site/index.php?p=galeria_ver&id=137



sábado, 21 de novembro de 2009

Para Refletir

20 de novembro : Dia da Consciência Negra
*Martin Luther King, Jr foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho"

Obs: Leia e Pesquise sobre a importância de Martin Luther King para a história de luta pela PAZ.     
                             
                                                                                Carmem Bezerra-Socióloga
Neste sábado letivo, (21/11/09) a direção da escola convocou todos os servidores para uma reunião onde foram tratados os seguintes assuntos:
*Prestação de conta do fundo rotativo;
*Prestação de conta dos jogos internos;
*Simulado para os alunos;
*Confraternização dos servidores;
*Avaliações finais;
*Pré-lotação 2010;
*Escolha do nome da rádio escolar.

A direção agradece a todos que compareceram.

PARA LER E REFLETIR

                         COMO ESCAPAR DO FIM DO MUNDO

Adital - Chegamos a um tal acúmulo de crises que, conjugadas, podem pôr fim a este tipo de mundo que nos últimos séculos o Ocidente impôs a todo o globo. Trata-se de uma crise de civilização e de paradigma de relação com o conjunto dos ecossistemas que compõem o planeta Terra, relação de conquista e de dominação. Não temos tempo para acobertamentos, meias-verdades ou simplesmente negação daquilo que está à vista de todos. O fato é que assim como está, a humanidade não pode continuar. Caso contrário, vai ao encontro de um colapso coletivo da espécie. É tempo de balanço face à catástrofe previsível.

Inspira-nos uma escola de historiadores bíblicos que vem sob o nome de escola deuteronomista, derivada do livro do Deuteronômio que narra a tomada de Israel e a entronização de chefes tribais (juízes). A escola refletiu sobre 500 anos da história de Israel, a idade do Brasil, fazendo uma espécie de balanço das várias catástrofes políticas havidas, especialmente, a do exílio babilônico. Segue um esquema, diria, quase mecânico: o povo rompe a aliança; Deus castiga; o povo aprende a lição e reencontra o rumo certo; Deus abençoa e faz surgir governantes sábios.

Usando um discurso secular, apliquemos, analogamente, o mesmo esquema à presente situação: a humanidade rompeu a aliança de harmonia com a natureza; esta a castigou com secas, inundações, tufões e mudanças climáticas; a humanidade tirou as lições destes cataclismos e definiu um outro rumo para o futuro; a natureza resgatada favorece o surgimento de governos que mantém a aliança originária de harmonia natureza-humanidade.

Ocorre que apenas uma parte deste esquema está sendo vivida: estamos tirando algumas lições dos transtornos globais. Muitos se dão conta de que temos que mudar os fundamentos da convivência humana e com a Terra, organismo vivo doente e incapaz de se auto-regular. Essa mudança deve possuir uma função terapêutica: salvar a Terra e a Humanidade que se condicionam mutuamente. Outros, no entanto, querem continuar pela mesma rota que os conduziu ao desastre atual. O fato é que precisamos escutar aqueles que com consciência da situação nos estão oferecendo as melhores propostas. Eles não se encontram nos centros do poder decisório do Império. Estão na periferia, no universo dos pobres, aqueles que para sobreviver têm que sonhar, sonhos de vida e de esperança.

Uma destas vozes é de um indígena, o Presidente da Bolívia, Evo Morales. Ele escreveu, agora em novembro, uma carta aberta à Convenção da ONU sobre mudanças climáticas na Polônia. Escutando o chamado da Pacha Mama conclama:

"Necessitamos de uma Organização Mundial do Meio Ambiente e da Mudança Climática, a qual se subordinem as organizações comerciais e financeiras multilaterais, para promover um modelo distinto de desenvolvimento, amigável com a natureza e que resolva os graves problemas da pobreza. Esta organização tem que contar com mecanismos efetivos de implantação de programas, verificação e sanção para garantir o cumprimento dos acordos presentes e futuros… A humanidade é capaz de salvar o planeta se recuperar os princípios da solidariedade, da complementaridade e da harmonia com a natureza, em contraposição ao império da competição, do lucro e do consumismo dos recursos naturais".

Evo Morales é indígena de um país pobre. Temo que ele conheça o destino da triste história narrada pelo livro do Eclesiastes: "Um rei poderoso marchou sobre uma pequena cidade; cercou-a e levantou contra ela grandes obras de assédio. Havia na cidade um homem pobre, porém sábio que poderia ter salvo a cidade. Mas ninguém se lembrou daquele homem pobre porque a sabedoria do pobre é desprezada"(9,14-15). Que isso não se repita de novo.



Leonardo Boff *



TeólogoAo publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - BrasilPara receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br

Fonte: www.adital.com.br

29.12.2008 - MUNDO

[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Recado Aos Alunos

Coloquem seus conteúdos disciplinares em dia e  se preparem para as avaliações finais, pois estas estão chegando e não queremos que vocês sejam pegos de surpresa, por isso fiquem de Olho nesta data:  De 09 a 20 de dezembro, nossas avaliações finais.
Vejam também o calendário de final de ano aqui no nosso blog.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jogos Internos

             No período de 09 a 13 de Novembro a Escola Traccaiolli esteve realizando seus XXXI Jogos Internos com o tema"O Planeta é Nosso,Cuide desta Bola".A participação dos alunos se fez de forma brilhante.
               Agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização deste evento.

Visita da Secretária de Educação

       Nesta última 6ª feira(13/11)recebemos a visita da secretária de educação que veio acompanhada pelo diretor da 8ª URE para verificar de perto o funcionamento da Escola.Os visitantes  aproveitaram a oportunidade e vieram até a Sala de Informática, onde conversaram com  a direção,coordenadores do espaço e com os alunos sobre o funcionamento do mesmo.